terça-feira, 30 de março de 2010

Assistir para aprender!


Testemunhos reais acerca do trabalho social, em diferentes contextos.
No primeiro semestre do corrente ano lectivo, propusemo-nos a realizar um trabalho no âmbito da disciplina de Teorias e Metodologias de Serviço social 1º voltado, não só para a essência do serviço social, mas tambêm para a compreensão de como se desenvolve o serviço social em rede.
Quanto a essência da profissão procuramos esmiuçar pontos como “a evolução Histórica do serviço social, o serviço social em Portugal, o que envolve esta profissão, quais são os seus objectivos e áreas de intervenção, quais são as funções dos seus profissionais, etc. Já no que se refere ao serviço social em rede, abordamos pontos como “o trabalho social em rede, a aplicação das redes sociais no trabalho social, a importância destas redes na sociedade e no trabalho social, as técnicas utilizadas no serviço social em rede entre outros pontos.
O resultado de toda esta pesquisa está presente neste blog, com tudo, quando projectamos este trabalho, no âmbito do qual elaboramos este blog, comprometemo-nos, a, com a ajuda que todos nos quisessem prestar, torná-lo cada vez mais rico com todo o tipo de informação que pudesse ser importante para esclarecer todos aqueles que tenham interesse na área do serviço social.
Projectando desde logo, em conjunto com a docente da referida unidade curricular, um trabalho para a cadeira de Teorias e Metodologias de Serviço social II, a realizar no 2º semestre do ano lectivo 2009 / 2010, onde, procuraríamos complementar o trabalho supra referido com nova informação recorrendo a testemunhos reais de profissionais desta área, que nos ajudassem a nós e a todos os nossos colegas da escola superior de educação, a melhor compreender como é que poderíamos melhorar a nossa actuação num futuro próximo.
É no seguimento deste compromisso, que informamos os visitantes deste blogue que estamos a levar a cabo todos os esforços, em conjunto com a docente da unidade curricular supra referida “Prof. Dr. Paula Godinho”, para, em datas a confirmar brevemente neste espaço, levarmos até à escola superior de educação testemunhos dos referidos profissionais, em várias áreas em que a sua intervenção assume grande importância.
Até agora, chegamos a um acordo para, no dia 15 de Abril, pelas 9 e 30 da manhã, no auditório da ESECB, termos presente a doutora Conceição do Hospital da Cova da Beira, técnica de serviço social que vai passar, para todos os alunos de serviço social da referida instituição que quiserem estar presentes o seu testemunho há cerca da sua intervenção na área da saúde. Já no o dia 6 de Maio, no mesmo local e à mesma hora, estarão presentes profissionais dos projectos “ em Família para Crescer” e “Quebrar o Silêncio, para transmitirem, a todos nós, futuros técnicos de serviço social, testemunhos do trabalho social em contextos de promoção familiar e de abusos sexuais.
Contudo pretendemos conseguir mais testemunhos de profissionais da área a trabalhar em outros contextos, tarefa que continuamos a desenvolver, pelo que, assim que tivermos conhecimento das áreas de intervenção abordadas, bem como dos profissionais convidados e das datas e locais das actividades, daremos a conhecê-lo neste espaço, bem como num cartaz a afixar na ESECB.
Por fim, e visando sempre o enriquecimento deste espaço informativo, estamos a planear colocar aqui a informação resultante de todos os testemunhos que conseguirmos reunir, tentando fazê-lo, quer em formato de texto, quer, caso obtenhamos autorização para tal, em formato vídeo, disponibilizando assim, para todos aqueles que não puderam assistir, o testemunho integral daqueles que se disponibilizarem para nos transmitir conhecimento que nos permita tornar-nos em futuros profissionais mais competentes e capazes de desempenhar as nossas funções em diferentes áreas e contextos.

Autores
“Ana Luísa Santos, Andreia Martins, Liliana Cavalheiro, Miguel Santos, Tânia Silva e Ana Luísa Santos” Alunos do 2º ano de Serviço social na escola Superior de Educação de Castelo Branco e fundadores deste blog